quarta-feira, 2 de maio de 2007

São Paulo x Gremio -- Pré Jogo Total!!

São Paulo X Grêmio







Ceni corre atrás do recorde outra vez


Fonte: GloboEsporte.com

Chegou a hora do mata-mata decisivo da Libertadores. O São Paulo, que nas três últimas edições do torneio sul-americano não foi eliminado antes das semifinais (semifinalista em 2004, campeão em 2005 e vice-campeão em 2006), encara o Grêmio nas oitavas-de-final. O primeiro duelo será nesta quarta-feira, às 21h45m, no Morumbi. E mais uma vez, o goleiro Rogério Ceni, que não anda com a pontaria calibrada nas cobranças de falta, terá outra oportunidade de ser tornar o maior artilheiro do Tricolor no torneio.

Ao lado de Pedro Rocha, Müller e Palhinha, Rogério Ceni tem 10 gols marcados na Libertadores. Basta balançar a rede do Grêmio, nesta quarta-feira, que o goleiro quebrará mais um recorde na história do clube ao se transformar no principal goleador tricolor na competição.

Em princípio, os gols em cobranças de faltas e pênaltis, que em outras temporadas eram considerados tarefas rotineiras, em 2007 não estão saindo com facilidade. Rogério Ceni balançou a rede apenas duas vezes neste ano, ambos no Campeonato Paulista, em penalidades. Mas passou em branco nas seis partidas da primeira fase da Libertadores. O seu último gol batendo falta aconteceu no dia 26 de novembro de 2006, no Brasileirão , na vitória por 2 a 0 diante do Cruzeiro, no Morumbi.

Confira os dez gols de Rogério Ceni na Libertadores:

11/2/2004
Alianza Lima 1 x 2 São Paulo
Estádio Nacional de Lima
Um de falta

19/5/2004
São Paulo 3 x 0 Tachira-Ven
Morumbi
Um de falta

9/3/2005
São Paulo 4 x 0 U.de Chile
Morumbi
Um de falta

25/5/2005
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
Morumbi
Um de pênalti

1/6/2005
São Paulo 4 x 0 Tigres
Morumbi
Dois de falta

22/6/2005
São Paulo 2 x 0 River Plate
Morumbi
Um de pênalti

20/4/2006
São Paulo 2 x 0 Caracas- Ven
Morumbi
Um de pênalti

3/5/2006
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
Morumbi
Um de pênalti

26/7/2006
Chivas 0 x 1 São Paulo
Estádio Jalisco
Um de pênalti


Reis da América, São Paulo e Grêmio decidem vaga nas quartas
Fonte: Gazeta Esportiva

De um lado, três títulos mundiais, três Libertadores, duas Recopas, duas Supercopas e uma Conmebol. Do outro, um Mundial de Clubes, duas Libertadores e uma Recopa. O duelo entre São Paulo e Grêmio, que começa a ser definido, nesta quarta-feira, às 21h45, no Morumbi, coloca em lados opostos duas das maiores potências do futebol nacional.
Bastante tradicionais nas competições sul-americanas e também nos duelos de mata-mata, os dois tricolores ocupam, respectivamente, a primeira e a terceira colocação do ranking brasileiro da Confederação Sul-americana. O São Paulo soma 702 pontos e o Grêmio está com 457, 108 a menos do que o Cruzeiro , o segundo colocado.

Se no número de títulos internacionais o São Paulo leva vantagem, o Grêmio aposta na garra e na força de suas viradas recentes para ficar com a vaga nas quartas-de-final da Copa Libertadores. Mesmo tendo somado um ponto a menos do que o Tricolor Paulista na primeira fase, o time gaúcho conseguiu ficar em primeiro lugar de seu grupo e garantiu assim o direito de decidir o duelo no Estádio Olímpico, no próximo dia 9.

Apesar de ter investido alto na temporada 2007, ter formado um elenco invejável e estar vivendo grande momento desde o início de 2005, o São Paulo acusou pequenas oscilações nas últimas semanas. Nos bastidores, a diretoria tem procurado esquecer a eliminação traumática diante do São Caetano no Paulistão e espera reafirmar em campo seu reconhecido poder e planejamento.

Também fora das quatro linhas, o time vive crise com sua patrocinadora – a LG – e renegocia o contrato. Seu treinador, atual campeão brasileiro, foi chamado de burro por parte da torcida nas últimas semanas.

“É claro que sempre trabalhamos para vencer. Porém, se não passarmos pelo Grêmio, nada vai se alterar por aqui. Sabemos que não é possível ganharmos todas”, destaca Marco Aurélio Cunha, superintendente de futebol do São Paulo, garantindo a continuidade do trabalho de Muricy Ramalho.

Mantendo a calma e sensatez, o dirigente fez questão de lembrar dos grandes momentos vividos pelo Tricolor nos últimos dois anos. O clube venceu, em 2005, o Paulistão, a Libertadores e o Mundial. No ano seguinte, lutando contra a acomodação natural de todo time vencedor, o Tricolor ficou com o Brasileirão, título que não vencia havia 15 anos, e com os vices da Libertadores e do Paulistão.

Acostumada a vitórias, a torcida são-paulina está desconfiada. Mesmo apaixonada pela Libertadores, ela comprou apenas 22 mil ingressos até a véspera da decisão e viu alguns de seus jogadores reclamarem das vaias recentes. Na semana passada, o meia Hugo chegou até a elogiar os torcedores gremistas , que, segundo sua concepção, apóiam o time sempre até o final.

Depois de ter realizado dois coletivos longos com Dagoberto em campo, Muricy Ramalho não quis confirmar a escalação do novo contratado. O técnico são-paulino pediu calma e parece estar propenso a deixá-lo como opção no banco de reservas. O único desfalque é o lateral Júnior, que está com pneumonia.

O treinador acha importante a partida do Morumbi, mas sabe que vai precisar jogar muito também no jogo de volta, semana que vem, no estádio Olímpico. “Para irmos tranqüilos para Porto Alegre, precisaríamos vencer por 10 a 0 aqui. O jogo vai ser pegado aqui e lá também”, analisou Muricy.

No Grêmio, Mano Menezes também faz mistério. Só confirmou a estréia de Amoroso, contratado especialmente para a Libertadores. O veterano atacante e o meia Tcheco são antigos desafetos da diretoria do São Paulo e prometem entrar em campo ainda mais motivados.

Quem sairá para a entrada do veterano atacante, no entanto, ainda é segredo. “A escalação só virá a público 45 minutos antes de o jogo começar, pois é isso que o regulamento exige. Se eu pudesse, esconderia até a hora de a bola começar a rolar”, brincou o treinador gremista.

Mano deixou nas entrelinhas, no entanto, que o sacrificado para a entrada do experiente ex-são-paulino pode mesmo ser o jovem Carlos Eduardo, grande destaque na primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho.

“Nossa equipe tem uma estrutura e uma maneira de jogar, e essa não é a hora de se mexer nessa estrutura. A mudança será feita em apenas um jogador”, sintetizou o comandante do tricolor gaúcho.

Apesar de ter mantido a boca fechada desde que chegou a São Paulo, Amoroso deixou sua marca registrada e provocou o antigo clube antes do embarque da delegação, em Porto Alegre. “Dou a volta olímpica se marcar o gol que elimine o São Paulo”, afirmou o atacante, que tem uma ação na Justiça contra seu ex-clube, cobrando antigos vencimentos.

Além de dizer que o time são-paulino é inferior ao da época em que por lá jogava, o jogador aproveitou também para dar um “conselho” ao técnico Muricy Ramalho. “Ele não vai deixar o Ilsinho no mano a mano comigo ou com o Carlos Eduardo”, apostou.

O técnico Mano Menezes evitou entrar no clima de provocação de Amoroso, e jogou a responsabilidade das declarações para o ex-são-paulino. “Cada um sabe o que fala e é responsável pelo que fala. O Amoroso está bastante rodado para saber o que é bom e o que não é”, ponderou.

O técnico avisou, no entanto, que a sorte do jogo desta quarta será decidida dentro das quatro linhas. “A partida irá se definir em campo. Quem produzir melhor irá ganhar, independentemente do que foi falado antes do jogo”, filosofou.

Para deixar o Morumbi com um resultado positivo, Mano Menezes espera de seu time atitude. “Nós temos nossa estratégia e o São Paulo tem a dele. Temos que forçar o rival a se adaptar ao nosso estilo de jogo. Precisamos ter participação efetiva no desempenho do São Paulo e, para isso, temos que ser protagonistas na maior parte do jogo”.

O volante Diego Souza foi além e descartou rotular como “milagre” um eventual triunfo gremista no primeiro confronto das oitavas. “Conseguir uma vitória no Morumbi não será milagre, pois o Grêmio sempre entra em campo para vencer, independentemente do local e do adversário”, avisou, acompanhado pelo zagueiro William: “Viemos para cá trabalhando com apenas duas possibilidades: a vitória e o empate. A derrota não passa pela nossa cabeça em hipótese alguma”.


FICHA TÉCNICA
SÃO PAULO X GRÊMIO

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 2 de maio de 2007, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro : Wagner Tardelli (Brasil)
Assistentes: Aristeu Tavares e Hilton Rodrigues (ambos do Brasil)

SÃO PAULO: Rogério Ceni; Ilsinho, Alex Silva, Miranda e Jadílson; Josué, Richarlyson, Sousa e Hugo; Aloísio e Leandro (Dagoberto)
Técnico: Muricy Ramalho

GRÊMIO: Saja; Patrício, Teco, William e Lúcio; Edmílson, Sandro Goiano, Tcheco e Diego Souza; Amoroso e Tuta
Técnico: Mano Menezes

Nenhum comentário: