sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Mitos Tricolores --> Capitulo 2 - Telê Santana, O Fio de Esperança!

Vamos Já para o segundo Capitulo da nossa série, e hoje falaremos dele do Mestre, ele Não jogou pelo São paulo enquanto jogador, Mais Foi o Melhor Técnico do São Paulo na Minha Opinião de Muitos São Paulinos. Telê foi, é, e sempre vai ser o Grande Idolo da Torcida Tricolor, que na Maioria dos Jogos e nas conquistas lembram este Grande Homen com a cantoria, Olê Olê Olê Olê, Telê Telê. Ele Que Sempre Pedia o 110% de cada Jogador poderiamos dizer que Telê era, T de Tática, E de Esperança, L de Leal, e E de Experiencia. Este Foi o Grande Homen, o Grande Idolo para sempre Lembrado No São Paulo.




A História


Tele Santana da Silva, Nasceu no Dia 26 de Junho de 1931, em Itabirito, foi um dos Mais Respeitados Técnicos Brasileiros, Como Jogador Esteve no Time Local de Sua cidade, e No Fluminense. Onde Juntando Telê Fez 556 Partidas e marcando 165 Gols pelo Time das laranjeiras.


Quando Telê era jogador, tinha o apelido de "Fio de Esperança". O apelido tinha surgido num concurso promovido pelo jornalista Mario Filho, diretor do extinto Jornal dos Sports. O concurso tinha surgido como idéia do dirigente tricolor Benício Ferreira. Na época, Telê tinha o apelido de "Fiapo" e "Tarzan das Laranjeiras". O dirigente achava que o jogador merecia apelido mais honroso e deu a idéia ao amigo Mário Filho, que criou o concurso com o tema "Dê um slogan para Telê Santana e ganhe 5 mil cruzeiros".


Ao seu final, mais de quatro mil sugestões tinham sido enviadas à redação do jornal. Três leitores acabaram empatados no primeiro lugar na votação final, com as alcunhas "El todas", "Big Ben" e "Fio de Esperança". A última, porém, foi a que caiu no gosto dos torcedores tricolores.


Quando Terminou sua carreira de Jogador, Se Tornou Técnico dos Juvenis do Fluminense Onde Lá Foi campeão Carioca dos Juvenis. Depois no ano seguinte foi dirigir o time principal onde também foi campeão Carioca. Depois em 1977, O Mestre foi dirigir o Gremio, que conseguiu voltar finalmente o Titulo de Campeão Gaucho que era do internacional a 8 Anos.


Em 1979 Foi dirigir o Palmeiras, Onde fez um time sem estrelas realizar Belissimos Jogos, e dai Foi contratado pela Seleção Brasileira de Futebol. Na Espanha encantou o Mundo com o Futebol Arte, na Copa de 1982, Na Equipe Havia Sócrates, Zico e Falcão. Mais acabou por ficar no Meio do Caminho e não levando o Troféu para casa, e Logo depois deixando o Comando Da Seleção.


Mais Telê Tentou de Novo e na Copa de 86 no México, foi treinar de Novo a Nossa Seleção Dessa vez, buscando valorizar a experiência, montou um time não tão vibrante, com jogadores remanescentes de1982, alguns já em fim de carreira, mas veio a perder esta Copa somente numa disputa de pênaltis. Criticado anteriormente por não exigir muita disciplina dos jogadores, voltou mais vigilante, o que resultou no "corte" da principal revelação do time, o ponta-direita do Grêmio FPA Renato Gaucho, quando este chegou tarde à concentração. fato que levou o melhor amigo do jogador, o lateral Leandro, a pedir para também sair da Equipe. Sem tempo nem material humano suficiente para refazer a seleção nacional, acabou por perder o título mundial de futebol novamente.


Depois disto Telê Foi tido com uma Fama de "Pé Frio", pela imprensa sensacionalista do Brasil e tinha tudo para ser apenas mais um técnico de futebol, como muitos outros, caso se acomodasse. Tinha, mas a história não foi assim.....


Com um visão particular de futebol, formada nos muitos anos de trabalho no Fluminense, em que não acreditava em "ganhar por ganhar" ou "ganhar a qualquer custo", era um intransigente defensor de um futebol diferenciado e disciplinador exigente,que exigia de seus comandados uma postura profissional dentro e fora dos campos.


Foi este Futebol que transformou Tele Santana, no Mestre Telê. No Comando do Time Multicampeão no Inicio de 90, Ganho 11 Titulos, Incluindo Brasileiro, 2 Libertadores e 2 Mundial de Clubes, Onde Enfrentou os poderosos Barcelona e Milan, Lá Tele Santana Espantava aquela Fama de "Pé Frio". Pois o Fio de Esperança Sobreviveu.....


Uma Pena que não muito tempo, Depois de sofrer uma isquemia cerebral em Janeiro de 1996, deve de abandonar o Futebol para cuidar de sua saude, ele ficou com problemas na Fala e na locomoção, assim sendo não poderia treinar uma equipe de futebol.


E o Dia Mais Trsite chegou, No dia 21 de Abril de 2006, Depois de Ficar por cerca de 1 Mes internado devido a uma infecção intestinal, que desencadeou varios outros problemas e .......... O MESTRE TELÊ SANTANA FALECEU em Belo Horizonte, O Fio de Esperança se apagou, A Tristeza abateu todos, Não só são paulinos, mais muito outros torcedores, Jogadores, Cartolas, e Muitos Outros viram o Fio de Esperança Se Apagar.


Mais para Todos Fica a Lembrança daquele Homen, que sempre queria que os seus jogadores fizessem o melhor o 110%, Aquele que Ensinou ao Nosso Capitão o Jeito de Bater na Bola, Também Jogavam Tenis os Dois antes do Treino.

Um Técnico que nem o Telê é Dificil de Se Ter.
Obrigado a Todos e Aguardem o Proximo Capitulo desta Série

Olê, Olê Olê Olê, Telê Telê

Nenhum comentário: